Translate

CIRURGIA DE REVASCULARIZAÇÃO RETRÓGRADA: SALVAMENTO DO PÉ ISQUÊMICO.

Com o avanço das técnicas endovasculares, angiográficas e da microcirurgia tem sido possível a realização de procedimentos em artérias de pequeno calibre ao nível do tornozelo e do pé. No entanto, tais técnicas exigem a presença de leito arterial distal, que está ausente em muitos pacientes o que os condena a uma amputação do membro por falta de recursos terapêuticos convencionais.

A revascularização retrógrada é baseada na derivação do fluxo arterial através do sistema venoso distal, com a finalidade de atingir a microcirculação de maneira retrógrada e promovendo a melhora da dor em repouso, cicatriza­ção de úlceras e amputações menores.

Este blog irá disponibilizar aos interessados a técnica de revascularização retrograda com suas particularidades. Pretende ser um polo para a divulgação e discussão do tema com o objetivo de estabelecer um protocolo para pacientes acometidos por diferentes patologias e que apresentam isquemia crítica sem leito arterial distal (aterosclerose, diabetes melito, tromboangeite obliterante e trombose de aneurisma poplíteo).

Nossa Equipe

César Roberto Busato - Possui mestrado (1997) e doutorado (2000) em Princípios da Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Angiologia, Cirurgia Vascular Periférica e Controle de Infecção Hospitalar. Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Presidente da CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Medicina na UEPG. Titular da Cadeira 51 da Academia Paranaense de Medicina.

Carlos Alberto Lima Utrabo: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1974); possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997); mestre em Princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2011). Atualmente é médico do Hospital Vicentino de Ponta Grossa, médico do Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa, médico do Hospital Geral Unimed, médico da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa e professor assistente na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Ricardo Zanetti Gomes: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é docente vinculado ao Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Vascular.

Rafael Inácio Brandão: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (2000), Residência Médica/ Especialização em Cirurgia Geral pela FUNDHACRE - MEC (2007), Residência Médica/ Especialização em Cirurgia Vascular pela SCMPG - MEC (2009). Atualmente é docente vinculado ao departamento de medicina da universidade estadual de ponta grossa - UEPG. Faz parte da equipe que supervisiona a Residência Médica em Cirurgia Vascular da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa desde 2010. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Emergência, Angiologia, Cirurgia Geral, Vascular e Endovascular.


Natália Fabiane Ridão Curty – Acadêmica estagiária de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Rodolfo Mazurek Kruger - Acadêmico de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9652917657505492

Renan Henrique de Santana - Técnico em informática e acadêmico de tecnologia de redes de computadores da Faculdade Pitágoras de Londrina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário